Antes, peço desculpas pela foto, toalha e prato. Não harmonizou, sabemos. Mas eu achei esta receita muito prática e aí tirei a foto sem cerimônia para colocar aqui.
Fiz duas versões do prato, uma menos gordurosa. Vou chamar de espaguete com abobrinha, mas isso não o define bem. Tanto faz.
Para as duas versões (rendeu mais ou menos 4 porções):
Na primeira versão, adicionei suco de meio limão e raspas da casca do limão e para a segunda, adicionei fatias de bacon picadas em tirinhas. Em uma frigideira antiaderente coloquei o azeite, alho e o bacon (versão 2). Fritei um pouquinho e adicionei as abobrinhas. Temperei com sal e pimenta do reino. Deixei refogando um pouco, adionei o limão e depois as ervas (versão 1) e aí vai ao gosto. Eu deo as abobrinhas pegarem uma cor, pois gosto deste sabor. Para quem utiliza bacon também. Escorra o macarrão e junte à frigdeira, acrescentando uma colher de azeite. Misture por uns 3 minutos, para o macarrão pegar o sabor (em fogo baixo). E então está pronto. É só polvilhar queijo ralado por cima e comer.
Marcadores: espaguete com abobrinha e bacon, espaguete com abobrinha e limão, macarrão com abobrinha, pratos rápidos e fáceis de fazer.
19:03 |

Nhoque ao molho de atum
Nunca tinha feito este prato e tive uma boa surpresa, pois além de ser super saboroso, é rápido para fazer.
Utilizei: 1 cebola pequena em cubos, meio pimentão vermelho e tiras finas, meio pimentão verde em tiras finas, 1 tomate picado em cubos, 1 lata de atum em água e sal inteiro - gosto mais assim do que ralado -, sal e pimenta do reino à gosto, salsinha, óleo e azeite e queijo ralado para gratinar.
Em uma frigideira antiaderente, coloquei um pouquinho de óleo e a cebola, depois o atum, os pimentões e o tomate. Coloquei sal e pimenta do reino e deixei uns 10 ou 15 minutos pegando sabor. Enquanto isso, o nhoque estava sendo cozido. Utilizei o nhoque pronto mesmo, mas certamente aquele que se faz em casa é bem mais gostoso. Para finalizar, desliguei o fogo do molho, coloquei a salsinha, misturei com o nhoque e coloquei numa travessa com quejo ralado e azeite por cima para gratinar. Bem rápido, só o tempo de lavar a louça, pois pode ficar seco se deixar demais. Bom apetite!
Marcadores: atum, nhoque, nhoque com atum, pimentão
13:48 |


Hoje eu estou sem meu companheiro, que viaja à trabalho. Então, resolvi testar uma receita que se aproxima mais do meu paladar que do dele. Eu adoro massa sem carne, ou melhor, eu não sei se gosto de macarrão à bolonhesa. Talvez tenha perdido um pouco do gosto pelo excesso. Mas gosto de massa (o que é um problema, pois é prático e engordativo).
Passeando por blogs, encontrei essa receita no
Elvira's Bistrot e que mistura ingredientes que eu adoro: tomate, alho-poró, bacon e alecrim. Ando em uma fase contra molhos de tomate prontos, então quando me rendo à praticidade das latas, prefiro as latinhas dos italianos, que vem com tomates pelados e que custam o mesmo preço de um pomarola, por exemplo. Acho o sabor muito mais suave, sem contar que é muito mais saudável. Voilà!
Fusilli com tomate, alho-poró e bacon
4 tomates grandes e maduros, picados (sem pele nem sementes) ou 1 lata de tomate em pedaços (400g)
350 g de massa fusilloni (ou fusilli)
3 alhos-poró (parte branca) cortados em rodelas finas
6 fatias finas de bacon cortadas em tiras
2 colheres (chá) de alecrim picado
1 dente de alho picado
4 colheres (sopa) de azeite
parmesão ralado q.b. (opcional)
sal & pimenta
1 pitada de açúcar
Modo de preparo: Cozinhe a massa al dente em água e um pouco de sal. Aqueça o azeite numa frigideira. Juntar o alho picado, o alecrim e as tiras de bacon. Saltear até o bacon dourar. Adicionar as rodelas de alho-poró e refogar por 3 minutos. Juntar os tomates picados. Temperar com sal, pimenta e o açúcar. Deixar apurar em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Escorra a massa e junte ao molho, mexendo por 2 minutos. Sirva em seguida. Polvilhe um pouco de parmesão ralado.
Marcadores: alecrim, fusilli, massa prática, tomate
10:50 |

Achei esta torta a cara de fim de ano, Natal. Ainda não fiz, mas acho que tem tudo para ser uma delícia, não é?

**Torta Frutos do bosque**
Yolanda Lemos e Camila Merola
4 colheres de sopa de manteiga com sal (diminuí a quantidade da receita original, pois elas indicavam 1 pote de manteiga e em tempos de colesterol alto, não dá!)
recheio:
- geléia de amora
- morangos
- amoras frescas
- 1 pacote de 1kg de chocolate ao leite
- 1 lata e meia de creme de leite sem soro
cobertura:
- 1 caixa e meia de chantily pronto
Chocolate raspado para enfeite
modo de preparo: triture a bolacha maisena e vai misturando a manteiga ate dar uma consistencia de massa (eu indico colocar a manteiga derretida). Abra a massa numa forma desmontavel. Numa frigideira aquecida coloque a geléia de amora (um potinho), os morangos picados, amoras e um pouquinho de água. Deixe apurar bem e jogue sobre a massa já aberta na forma. Derreta o chocolate em banho maria, e logo em seguida jogue o creme de leite. Por cima do doce de frutas vermelhas, despeje o chocolate e leve a geladeira por umas 5 horas. Depois, é só bater o chantily, colocar por cima e raspas de chocolate para enfeitar.
08:50 |
